sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O milagre do Rio Han está prestes a tomar o mundo...



Coreia do Sul...país longínquo que fabrica Hyundais.

Basicamente é isto que é do conhecimento comum,mas a Coreia do Sul é um dos quatro gigantes asiáticos que encetou há umas décadas uma tomada do mundo que não dá sinais de abrandamento...
Isto está-se a reflectir na industria automóvel.Há pouco mais que uma década a industria automóvel sul coreana arriscou a exportação para outros mercados,mercados esses difíceis,com padrões de qualidade elevados,com marcas firmadas há um século,com vasto know-how tecnológico e com vontade em que tudo permanecesse na mesma.
No início foi difícil,fazendo vingar os seus produtos por terem um preço acessível.Não podiam no entanto oferecer a qualidade vislumbrada nos seus concorrentes mais experientes.
Mas hoje isso não é assim.O seu mercado automóvel está a par de todos os outros em termos qualitativos e prestes a deixar de correr atrás das regras do mercado.Em conjunto com o Japão,Índia e China vão escrever a história global do séc XXI,não só no sector automóvel,mas sim no geral,tanto empresarial como cultural,tanto económico como social.
A Coreia do Sul,só,é já dos maiores exportadores mundiais de automóveis,electrónica, navios,aço,campos de alta-tecnologia,etc,tendo também na industria cinematográfica uma boa aliada para exportar uma imagem de brilhantismo intelectual sem paralelo.

O mundo está a virar a oriente,só temos que esperar que os americanos não se arreliem muito em perder a hegemonia global.

Porque quando o terreno é regular,o homem caminha mais e melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

...Pego na tua ultima frase, dou-lhe um banho de adequação, apropriação e contextualização... e digo-te algo como...

... e porque quando a escrita é regular, o homem escreve mais e melhor.....


Filipa(*)