quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Eleições presidenciais dos Estados Unidos da América...



Aproxima-se o princípio do fim das eleições presidenciais nos Estados Unidos que têm lugar este ano.
Hoje,dia 3 de Janeiro de 2008,é o dia em que tem início o comité eleitoral de Iowa que mais não é do que uma pré-selecção dos candidatos antes das eleições propriamente ditas.Aqui os partidos elegem o representante que definitivamente irá,a 4 de Novembro de 2008,a votos perante os cidadãos americanos.

Posto isto,vamos ao que interessa de facto;os candidatos.Estes são os principais concorrentes ao lugar de chefe de estado:

Democratas:
-Hillary Clinton:tem a seu favor o facto de ter mais experiência política que Barack Obama,no entanto não goza da mesma popularidade.
-Barack Obama:tem uma experiência política como senador muito curta,mas goza de maior popularidade,principalmente em faixas etárias jovens.
Ambos representam a diferença e defendem praticamente as mesmas políticas;retirada gradual do Iraque,ampliação da assistência à saúde,regulamentação e ajuda às vítimas da crise de hipotecas.

Republicanos:
-Mike Huckabee e Mitt Romney:o primeiro é pastor baptista,o segundo mórmon.
Tentam conquistar os republicanos que são cristãos conservadores,esta facção representa 40%.Fartam-se de citar a bíblia e a questão de fundo de ambas as campanhas é a imigração.

É de alta probabilidade que o democrata que passar no crivo das eleições primárias,por sinal das mais concorridas dos últimos anos,irá ser o futuro presidente americano,mas os referidos americanos já nos surpreenderam o bastante no passado para não o podermos afirmar com certeza absoluta.

Apresento aqui ao lado uma sondagem com os principais candidatos desta eleição para que os leitores se possam pronunciar.Sintam-se à vontade para votar e expor aqui,na secção de comentários deste post,a vossa opinião.(Peço que sublinhem para melhor visionamento.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo trabalhito de pesquisa...

Este teu blog é um Universo, sinto-me em constante suspense sempre q aqui venho, imaginando q surpresa tens tu para revelar de cada vez....

Quase que ouvi o Nuno Rogeiro agora, num dos seus comentários sobre politica internacional... contudo, tenho uma dúvida, ou não... :D
mas... o que distingue na essencia Democratas e Republicanos nos EUA.. podias ter falado nisso como forma de clarividenciar as mentes dos teus seguidores menos informados...

:D

No kisses

Filipa(*)

Cu de Barbas disse...

Os democratas são mais liberais e os republicanos são mais conservadores...de facto é a diferença de fundo.Há a curiosidade de na génese ser o oposto,tendo os democratas apoiado a difusão da escravatura pela América enquanto os republicanos se lhes oponham.

Não achei necessário explicitar isso ali :p

Anônimo disse...

Clap, clap, clap.. :)

Claro que não era necessário, de facto não...

Gosto de te provocar só naquela, só pa ver se tens as respostas ás perguntas q te faço e assim...

Safaste-te, ok..

....próxima... -.-


No kisses, no hugs, nothing...

Filipa(*)