sexta-feira, 1 de agosto de 2008

o aconteciMIento...


Contém alguns spoilers.

Dirigi-me ontem ao cinema,decido a ver Brincadeiras Perigosas de Michael Haneke,mas fui tarde.
Por entre blockbusters com múmias e afins que não me aprazem nem um pouco,optei então pelo Acontecimento,Acontecimiento em cartaz.A legendagem também se mostrou carregada de erros.
Shyamalan já me havia desiludido e voltou a fazê-lo.
O filme conta a história,que mais uma vez nos é colocada de um ponto de vista familiar,de uma América afectada por algo que provoca suicídios a torto e a direito sem causa aparente,remetendo-nos imediatamente para a situação aflitiva e de inimigo invisível do pós 11 de Setembro.
Como ideia conceptual é brilhante.Uma ameaça que vem do nada,sem porquê e que transforma algo tão insignificante como uma brisa ou uma árvore em temida origem do mal.O filme tinha potencial,é um facto.A fotografia não desilude,nem o som,nem o trabalho de câmaras que tem sequências cinemáticas muito eficazes e bem conseguidas como são exemplo os vários suicídios em série.O problema coloca-se quando as personagens abrem a boca.
Os diálogos parecem ter sido escritos por uma criança de 10 anos.Como exemplo,o drama que afecta o casal principal,pelo menos o mais explorado pelo filme,é o seguinte:a mulher sente-se culpada por ter comido uma sobremesa com o Joe,seja lá quem o Joe for.UAU...que drama!A certo ponto da estória o dito Joe liga-lhe e mais tarde o marido(marido,mulher!!!não me lembro do nome das personagens,a não ser do incontornável Joe)pergunta quem era...ela responde:-Ninguém.-E ele continua a conversa como se nada fosse.Ora isto não acontece...isto é inverosímil e as personagens todas foram construídas com base nessa inverosimilhança,como quando pessoas se estão a suicidar num campo ao lado e as personagens reagem sem drama nenhum,ou quando uma outra personagem mostra um vídeo de uma homem a ser desfeito por leões(cena esta que está irreal e exageradamente gore),ou quando uma outra personagem tenta reagir de forma estericamente anímica(seja lá o que isto for,neste filme aplica-se)à morte da sua filha do outro lado da linha,ou quando os maquinistas constatam perante o personagem principal que estão completamente isolados,subentendendo-se que todos à sua volta estavam mortos,como quem avisa que o comboio das 10:00 se vai atrasar.O enfoque dramático é completamente desbaratado neste filme,incluo aqui uma das cenas finais.
Mais catastrófico é quando o realizador se usa do slow-mo para enfatizar as já de si paupérrimas ditas cenas dramáticas.Como quando uma das crianças que acompanhava o casal protagonista,numa dada altura,é morta de forma descabida,convenha-se.Não se consegue traduzir a queda da moral e princípios vigentes que ali era pretendido,se não pretendido,pelo menos aconselhável.
O que este filme foi,a espaços,cria no espectador um sentimento de frustração,relembrando-lhe o que este filme poderia ter sido,se não se tivesse perdido por entre pormenores tontos de narrativa e realização.
Ainda não foi desta que M. Night Shyamalan voltou à boa forma de outrora.


6/10

Nenhum comentário: